80% dos Municípios não vão mexer no IMI

anmpGrande maioria dos portugueses vai pagar o mesmo às autarquias. Novas regras vão permitir alívio a grande parte das famílias com filhos.

O Imposto Municipal sobre Imóveis não vai trazer surpresas à maior parte dos portugueses residentes em território nacional. De acordo com os dados enviados ao Fisco pelas autarquias, citados pelo Jornal de Negócios, cerca de 84% das câmaras municipais vão manter a taxa inalterada, num total de 259 autarquias.

Das 308 câmaras nacionais, apenas 3 vão aumentar o imposto cobrado aos residentes em 2016 e 46 vão aliviar o peso fiscal sobre os munícipes.

A taxa mínima de 0,3% continua a ser a mais cobrada em Portugal, com 44% das autarquias a exigirem aos residentes o pagamento mais baixo permitido pela lei. O máximo de 0,5% do valor patrimonial dos imóveis é cobrado em apenas 31 câmaras, menos três do que no ano passado.

Recorde-se que 2016 vai trazer uma inovação que permite um alívio para muitos contribuintes: o IMI familiar. A nova lei introduz um desconto progressivo para as famílias com filhos, que aumenta por cada descendente até um desconto máximo de 20% para quem tem três ou mais filhos.

O IMI para as famílias foi apresentado como uma medida opcional, que acabou por ser aceite em 208 municípios.

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

NAM/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s