JP analisa empreendedorismo e emprego em Universidade de Verão

Alonso JPEmpreendedorismo, criação de emprego, mecanismos de apoio aos jovens que queiram criar a sua própria empresa e a relação da oferta formativa da Universidade dos Açores com o mercado de trabalho, são temas que marcarão a I Universidade de Verão da Juventude Popular (JP) dos Açores que decorre, este fim de semana, na Pousada da Juventude da Ilha Terceira.

 

A instituição de Universidades de Verão era um dos objetivos da atual direcção regional da JP/Açores, presidida por Alonso Miguel, constando da Moção de Estratégia Global com que ganhou o último Congresso da estrutura partidária de juventude.

Jovens empresários da ilha Terceira, membros do Governo Regional socialista, o Presidente da Câmara do Comércio de Angra, professores da Universidade dos Açores, Autarcas, dirigentes regionais e nacionais do CDS-PP e da JP, são convidados dos “jotas” democratas-cristãos para abordarem assuntos de interesse para a juventude açoriana.

Luís Pedro Mota Soares, Vice-presidente nacional do CDS-PP, ex-líder nacional da JP e atualmente a desempenhar funções governativas como Ministro da Solidariedade e Segurança Social participará no último painel da Universidade de Verão, onde estarão jovens de várias ilhas dos Açores, nomeadamente São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Flores.

Relativamente ao programa da I Universidade de Verão, segundo foi divulgado pela organização, inicia-se ao final da tarde de sexta-feira, dia 10, pelas 18h30, com a intervenção do Presidente da Juventude Popular dos Açores, Alonso Miguel. De seguida, o Vice-presidente do CDS-PP Açores, Nuno Melo Alves, dará uma primeira aula sobre “O que é ser JP… O que é ser do CDS-PP – Valores e Princípios da democracia-cristã”.

Depois de uma pausa para jantar realizar-se-á a primeira mesa redonda do evento: “Empreendedorismo e Criação de Emprego”, contando com as participações das jovens empresários terceirenses Maria Luísa Figueiredo (Ginásios Da Vinci), Renata Borges (Hamburgueria do Teatro) e Zita Cota (Queijaria Vaquinha), que falarão das suas experiências empresariais, das dificuldades que encontraram, dos sucessos que têm obtido, entre outros assuntos que poderão ser abordados na fase de debate que será aberta posteriormente às intervenções de cada uma delas.

Já no segundo dia de trabalhos da Universidade de Verão da JP/Açores (dia 11, sábado), os “jotas” populares iniciarão o dia a ouvir Miguel Pires da Silva, Presidente nacional da Juventude Popular, pelas 10h30. Pelas 11h00, “As políticas de juventude nos Açores” serão escalpelizadas através da “aula” que será ministrada por Graça Braga, Chefe de Divisão de Associativismo da Direção Regional da Juventude do Governo dos Açores, em representação da Secretária Regional Adjunta da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, seguindo-se debate.

Da parte da tarde, a partir das 14h00, Sandro Paim, Presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, vai falar aos jovens centristas sobre “Os mecanismos de apoio aos jovens empreendedores e à criação de emprego”, ficando depois à disposição para esclarecer todas as dúvidas que sejam suscitadas.

Pelas 15h00, realizar-se a última mesa redonda do certame dedicada à temática “Ofertas formativas da Universidade dos Açores para o Mercado de Trabalho Açoriano”, sendo oradores os docentes da Academia Açoriana Emiliana Silva (Agricultura), Graça Silveira (Agroindústria) e Félix Rodrigues (Ambiente).

Às 17h00, a organização da Universidade de Verão, convidou o Presidente da Câmara Municipal das Velas, Luís Silveira, para falar às largas dezenas de jovens presentes sobre “A importância dos Jovens na Gestão das Autarquias”.

Ao final da tarde, cerca das 18h00, a “aula” será dada por Luís Pedro Mota Soares, Vice-presidente nacional do CDS-PP, Ex-Presidente da Juventude Popular e Ministro da Solidariedade e Segurança Social, sobre “A importância dos jovens na Sociedade Contemporânea”.

Terminado o debate sobre esta palestra, encerrarão os trabalhos da I Universidade de Verão da JP/Açores com uma intervenção de Artur Lima, Presidente do CDS-PP Açores.

 

 

 

Foto: JP/Açores

GI CDS-PP/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s