170 produtores agrícolas dos Açores, que possuem explorações com vacas aleitantes e vacas leiteiras em simultâneo, terão de devolver cerca de 330 mil euros de apoios comunitários, no âmbito da Majoração da Vaca Leiteira (MVL), referentes ao ano de 2012.
Em resposta a um requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PSD, na Assembleia Legislativa Regional, o governo dos Açores refere que foram notificados 170 agricultores regionais para procederem ao ato da devolução.
A saber, os produtores agrícolas notificados são 3 de Santa Maria, 7 da Terceira, 1 da Graciosa, 58 de São Jorge, 36 do Pico, 37 do Faial, 20 das Flores e 8 do Corvo.
Considerando que a causa de devolução financeira se deve a “um lapso” do funcionamento do sistema da Administração Pública regional, o executivo permitirá a compensação com quaisquer outros pagamentos devidos aos beneficiários e o pagamento em prestações.
A eficiência do sistema de análise das candidaturas é da responsabilidade da direção regional do Desenvolvimento Rural, supervisionada pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P.
Foto: Direitos Resevados
+central