A vice-presidente do grupo parlamentar do PS/Açores na Assembleia da República reafirmou hoje a “importância da economia do mar para os Açores”,defendendo o “empenho na defesa da quota do goraz para proteger o rendimento dos pescadores açorianos”.
“Este é sem dúvida, um sector muito relevante para os Açores”. São vários os temas à volta da economia do mar que têm importância estratégica para o arquipélago quer a aquacultura, gestão do mar, o potencial do alargamento do Canal do Panamá para o Porto da Praia da Vitória, entre outras”, referiu Lara Martinho, na audição da ministra do Mar, na comissão de Agricultura e Mar.
A deputada defendeu que o goraz “é uma das espécies capturadas no mar dos Açores com mais alto valor comercial”, permitindo “aumentar os rendimentos dos pescadores açorianos”.
“Apesar da quota do goraz representar apenas 7% das capturas representa 25% do preço em lota, o que revela a importância que esta espécie tem para o rendimento dos pescadores açorianos”, salientou.
Lara Martinho questionou a ministra do Mar sobre o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Governo da República de forma a salvaguardar a quota do goraz.
Em resposta à questão colocada, foi referido que na reunião técnica de outubro será reforçada a importância de aumentar a quota de goraz para os Açores, tendo em conta o impacto social que esta espécie tem para a Região.
Foto: PS Açores
GI PS/+central