O projeto ”Parlamento Solidário” teve como objetivo a organização de uma atividade de solidariedade em cada uma das ilhas dos Açores, através das quais se pretendeu angariar fundos para uma ou mais instituições, juntando, assim, cultura e solidariedade.
Este projeto decorreu ao longo dos últimos quatro anos, tendo na sua génese o envolvimento dos agentes culturais de todas as ilhas, convidando-os a participar nas diferentes atividades, integrando e enriquecendo, desta forma, com o que de bom se faz na cultura açoriana.
A primeira iniciativa decorreu em dezembro de 2012 com a realização de um Concerto Solidário no Teatro Faialense, seguindo-se as ilhas Graciosa, Pico, São Jorge, Santa Maria, Terceira, São Miguel e Flores. A sua última ação teve lugar na ilha do Corvo, com a realização de um Convívio Solidário.
Na ocasião, a Presidente da Assembleia referiu que “nesta que é a mais pequena ilha dos Açores, mas grande na sua generosidade e gigante na sua açorianidade concluímos o projeto Parlamento Solidário encerrando de forma simbólica, mas cheia de significado, uma iniciativa que só é possível porque a vossa perseverança é resistente”.
Foram muitos os que abrilhantaram estes eventos, relembrando através da música, da poesia e da dança a beleza e a singularidade de cada ilha.
A Caritas da ilha do Faial, a Conferência de São Vicente de Paula, a Santa Casa da Misericórdia da Madalena, a Santa Casa da Misericórdia das Velas, o Recolhimento de Santa Maria Madalena, a Santa Casa da Misericórdia dos Altares, a Associação Seniores de São Miguel, o Centro de Bem-Estar Social da Paróquia de Santa Cruz das Flores – O Girassol e a Santa Casa da Misericórdia da Vila do Corvo foram as instituições que ao longo deste projeto foram apoiadas pelos donativos dos açorianos que assistiram a esta iniciativa solidária.
Foto: Direitos Reservados
PALRAA/+central