O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou, durante o dia de ontem, uma operação de assistência ao navio de passageiros “Black Watch”, de pavilhão das Bahamas e com 696 passageiros e 365 tripulantes a bordo.
Às 11h50 o MRCC Delgada recebeu um pedido de socorro por telefone, informando a ocorrência de um incêndio no espaço de máquinas, encontrando-se o navio a cerca de 240 milhas náuticas (cerca de 400 Kms) a sudeste da ilha de São Miguel.
O incêndio originou a perda de propulsão e uma falha total de energia a bordo apesar de nunca comprometer a segurança dos passageiros e tripulação do navio.
Na operação de assistência foram empenhados a corveta “Jacinto Cândido” da Marinha Portuguesa e diversos navios mercantes que se encontravam na área do navio sinistrado. Foram ainda colocados em alerta os meios da Força Aérea Portuguesa estacionados nas bases aéreas das Lajes e de Beja.
O armador do navio de passageiros “Black Watch” solicitou igualmente a assistência de dois rebocadores de alto-mar que largaram de Las Palmas e Ponta Delgada.
Ao longo do dia o navio controlou o incêndio, reestabeleceu a energia e às 18h30 comunicou ao MRCC Delgada que já havia restabelecido a sua propulsão e que seguiria para o porto do Funchal, na ilha da Madeira.
As condições meteorológicas no local do sinistro eram de vento moderado de nordeste e ondulação de 1,5 a 2 metros.
Foto: Marinha
MRCC Delgada/+central