Freguesias da Praia da Vitória aderem a concurso regional

Agualva-2As juntas de freguesia do concelho da Praia da Vitória aderiram ao concurso “ECO Freguesia, freguesia limpa”, promovido pelo Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, com vista à preservação do património natural.

Segundo Osório Silva, vereador da autarquia praiense, “é com muito orgulho que o Município se associa a um projeto desta natureza, considerando que a proteção do nosso património natural é uma das nossas bandeiras.”

“O meio ambiente constitui a nossa maior riqueza, devendo ser preservado e valorizado. Neste sentido, é importante incutirmos na comunidade hábitos que contribuam para a conservação da natureza. Proteger o nosso património natural é uma responsabilidade de todos”, realçou.

No âmbito do concurso “ECO Freguesia, freguesia limpa”, foi criado, pela primeira vez este ano, um kit de manutenção de ribeiras, no sentido de apoiar as melhores candidaturas apresentadas na limpeza das linhas de água. Cada kit é composto por motossera, roçadora e respetivo equipamento de proteção.

Do concelho da Praia da Vitória, foram duas freguesias premiadas com este kit, nomeadamente Agualva e Santa Cruz.

“A oferta do kit de manutenção de ribeiras, integrada no projeto “Na minha ribeira”, contribuirá significativamente para a manutenção das nossas ribeiras e, consequentemente, para a prevenção de catástrofes naturais”, referiu o autarca.

“Como todos sabemos, a falta de manutenção das ribeiras, associada a precipitação intensa, pode originar fortes inundações. Gostaria de destacar, como exemplo, as cheias e derrocadas ocorridas na freguesia da Agualva a 15 de dezembro de 2009, que quase levaram à completa destruição de meia centena de habitações. Deste modo, alerto toda a comunidade para a importância da salvaguarda da limpeza das ribeiras, adotando uma postura de prevenção”, explicou.

O Concurso “ECO Freguesia, freguesia limpa”, com início em 2010, tem como principal objetivo o reconhecimento do bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes. Pretende-se distinguir o esforço efetuado pelas juntas de freguesia e habitantes na remoção e encaminhamento dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo linhas de água e orla costeira, bem como no desenvolvimento de ações de sensibilização ambiental.

Este ano, a iniciativa contou com a participação de todas as freguesias da Região.

 

 

 

Foto: CMPV

GI CMPV/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s