O ministro da Defesa Nacional referiu hoje, na Assembleia da República, que a utilização da pista da Base das Lajes por companhias de aviação de baixo custo (low cost) só ocorrerá se a mesma não colocar em causa os compromissos assumidos ao abrigo do tratado da União Europeia.
Em audição na Comissão de Defesa Nacional, e questionado pelo deputado do PSD/Açores, António Ventura, Azeredo Lopes referiu que a utilização, já anunciada pelo Governo da República, da base militar na ilha Terceira por companhias low cost ocorrerá desde que “não desrespeite as obrigações de Portugal, à luz do tratado da União Europeia”.
O governante adiantou que, do ponto de vista do acordo de defesa, “essa negociação está a decorrer”, concretizando que resultaram da última reunião bilateral “alguns avanços”.
“Significam que o desenvolvimento de outras formas de utilização militar, ou não militar, estão, neste momento, em estudo, quer na área da investigação cientifica e do ensino superior, com projetos transnacionais, que envolvem vários ministérios”, concretizou Azeredo Lopes.
Foto: Direitos Reservados
+central