O vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade do Município da Praia da Vitória considera que os nadadores-salvadores desempenham um “papel fulcral” nas zonas balneares, garantindo a segurança de todos os frequentadores destes locais.
“Nesta abertura oficial da época balnear, não poderia deixar de salientar a importância dos nossos nadadores-salvadores, que zelam pela segurança dos banhistas, garantindo a sua integridade física”, referiu Osório Silva, na cerimónia que contou com o hastear da bandeira azul.
O responsável municipal mencionou as intervenções efetuadas na Prainha, nomeadamente a requalificação das instalações sanitárias; a extensão do areal; e o reforço da sinalética existente no parque de estacionamento.
“Todos estes investimentos visam a potenciação desta zona balnear, que constitui um ponto de interesse para os locais e para quem nos visita, considerando a sua proximidade à marina, à zona dos bares, ao paul da Praia da Vitória e aos serviços na área de mergulho”, explicou.
“Além da Prainha, foram intervencionadas as restantes zonas balneares do Concelho, das quais destaco as zonas das Quatro Ribeiras, Biscoitos e Escaleiras e a piscina da Caldeira das Lajes, que sofreram as maiores intervenções ao nível da manutenção, pintura, colocação de papeleiras e varandins, bem como implementação de caixotes de lixo diferenciados”, acrescentou.
“Relativamente às zonas das Escaleiras e da piscina da Caldeira, estas contarão com a presença de nadadores-salvadores apenas a partir do próximo sábado, 18, visto que os investimentos nestes locais ainda não se encontram concluídos. Na zona das Escaleiras, está em curso a finalização de uma intervenção de construção civil devido às intempéries. E na piscina da Caldeira, está a ser resolvida uma questão relacionada com a eletricidade”, disse.
“Ao longo dos últimos onze anos, têm sido efetuados diversos investimentos nas zonas balneares, como a criação da avenida marginal e dos passeios marítimos do Porto Martins, Biscoitos e Lajes, com vista à melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes e ao desenvolvimento do setor turístico no Concelho”, salientou.
Osório Silva mencionou o hasteamento de uma nova bandeira, destinada à existência de águas-vivas, e a elaboração de um questionário, no qual serão avaliadas a qualidade das zonas balneares; a postura e atuação dos nadadores-salvadores; o estado de manutenção e limpeza das instalações sanitárias; e o serviço prestado pelos concessionários dos bares adjacentes aos locais de veraneio. A comunidade poderá ainda deixar sugestões em relação à melhoria de alguns aspetos.
“Estas medidas contribuem significativamente para que possamos corresponder às expetativas da população, reforçando as condições das nossas zonas balneares”, afirmou.
No hasteamento da bandeira azul, o autarca realçou o trabalho desenvolvido pelas equipas municipais na manutenção e requalificação das zonas balneares.
“É importante frisar o esforço e dedicação dos nossos colaboradores na preparação destes espaços para que estivesse tudo pronto a tempo da abertura oficial da época balnear. Foi preciso um grande espírito de equipa e de sacrifício”, evidenciou.
O edil praiense referiu ainda a importância da concretização de ações de sensibilização ambiental.
“Iremos realizar várias ações de sensibilização ambiental a fim de consciencializar a comunidade para a preservação do nosso património natural. Gostaria de destacar três, designadamente “30 anos, 30 critérios e um objetivo”; “Mantém-te seguro na tua praia”; e “Beatas no chão, não!”. Além destas iniciativas, serão ainda distribuídos folhetos de divulgação do projeto “Conhecer o que é Nosso”, bem como informação adicional acerca da correta utilização das zonas balneares”, referenciou.
“A conservação destes locais depende de todos. Neste sentido, apelo ao cumprimento de todas as regras de higiene e segurança das nossas zonas balneares”, enfatizou.
São seis as zonas balneares que ostentam o galardão de bandeira azul no concelho da Praia da Vitória, nomeadamente Porto Martins, Riviera, Biscoitos, Praia Grande, Prainha e Escaleiras.
No âmbito do projeto “Praia Acessível, Praia para Todos”, estão disponíveis cadeiras anfíbias, direcionadas a pessoas com mobilidade reduzida, nas zonas Balneares dos Biscoitos, Porto Martins e Praia Grande. Estas podem ser requisitadas, com 24 horas de antecedência, através dos contactos móveis 915 772 392/ 915 772 393 ou pelo endereço de correio eletrónico desporto@astp.pt.
Foto: CMPV
GI CMPV/+central