O Bloco de Esquerda considera que o apoio público, de 1,6 milhões de euros, ao projecto privado de construção de um parque fotovoltaico na ilha Terceira – anunciado ontem pelo Governo Regional – não passa de mais uma iniciativa rentista à custa de verbas públicas.
O BE lamenta que o Governo Regional tenha decidido, mais uma vez, privilegiar o investimento público em iniciativas privadas que concorrem com os setores estratégicos da Região, neste caso, a eletricidade.
Não está em causa o investimento em energias renováveis, que o BE sempre defendeu, mas sim a persistência em financiar com dinheiros públicos actividades privadas em detrimento de um maior investimento na empresa elétrica pública, a EDA. Principalmente, tendo em conta que a EDA irá posteriormente comprar toda a energia produzida por esta empresa privada. Uma situação, no mínimo, bizarra.
O Bloco de Esquerda vai enviar um requerimento ao Governo Regional para solicitar esclarecimentos sobre os contornos de mais este negócio com receita garantida para os privados, com base em financiamento público.
Foto: Bloco de Esquerda Açores
GI BE/+central