A representação parlamentar do Partido Popular Monárquico, na Assembleia Legislativa dos Açores, questionou o Governo Regional sobre os “resultados práticos da promoção comercial” no âmbito da política externa da Região.
Num requerimento entregue no parlamento regional, o deputado Paulo Estêvão recorda que o Programa do XI Governo Regional dos Açores define como objetivo “a implementação de uma política externa de promoção comercial”.
O parlamentar entende que, nesse âmbito, foram definidas duas mediadas que passam pelo “estabelecimento de protocolos e acordos com os países da diáspora, com países e entidades territoriais com quem os Açores mantenham relações privilegiadas, designadamente na Macaronésia, e com países emergentes com potencial para as exportações açorianas e a identificação, qualificação e promoção para exportação de produtos e serviços de elevado valor acrescentado”.
Dentro destas definições, Paulo Estêvão solicita ao executivo regional “cópia dos protocolos e acordos realizados no âmbito geográfico da diáspora açoriana na América do Norte e com os países emergentes com potencial para as exportações açorianas”.
+central