Serrão Santos insiste em apoios urgentes para o setor do leite nos Açores (Vídeo)

Ricardo SERRAO SANTOSRicardo Serrão Santos defendeu hoje em Bruxelas a urgência em proteger o rendimento dos produtores de leite nos Açores, apelando a uma solução europeia para a actual crise de preços no setor.

“É urgente investir em mecanismos europeus para proteger o rendimento dos produtores de leite e reforçar os apoios a regiões onde o setor leiteiro assume uma importância crucial em termos económicos, sociais e ambientais, (…), como é o caso dos Açores”, defendeu, em sessão plenária do Parlamento Europeu (PE) e em presença do Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan.

Serrão Santos reiterou que a situação actual é consequência de um “um problema europeu que exige um forte incentivo europeu, para comprometer toda a produção europeia no processo de controlo da oferta. De contrário, haverá sempre os que continuarão a aumentar a produção e a agravar a situação dos que não têm as mesmas vantagens competitivas.”

A Comissão Europeia finalmente admitiu o impato do fim das quotas leiteiras no agravamento dos preços aos produtores e informou que a oferta continua a aumentar, para o que terão contribuído essencialmente a Holanda, a Alemanha, a Polónia e a Irlanda.

Ricardo Serrão Santos concluiu com a referência à necessidade de garantir preços justos aos agricultores, através de medidas que reequilibrem as relações de poder entre estes e a indústria e as grandes superfícies.

Esta semana, a crise do setor leiteiro foi objecto de debate em três ocasiões no PE, que contaram com a presença e intervenção do eurodeputado.

Na Terça-feira, dia 24 de Maio, na Comissão da Agricultura, o tema dominou o diálogo estruturado com o Comissário da Agricultura para a preparação do programa de trabalho da CE para 2017, seguindo-se, no dia seguinte, a audição extraordinária sobre o mesmo tema, de que participaram os representantes europeus da produção e indústria, e uma terceira ocasião para debater a crise do leite, que teve lugar esta manhã no PE reunido em sessão plenária.

 

 

Foto: GSS

S&D/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s