Benfica conquista o `tricampeonato´ alcançando o 35º campeonato nacional

benficaBenfica confirmou o que já todos esperavam e venceu o seu derradeiro encontro na Liga. Gaitán, com dois golos, Jonas, Mitroglou e Pizzi fizeram o resultado que, 39 anos depois, deixa as ‘águias’ a fazer a festa do tricampeonato.

Crónica: Cá está o tão desejado tri! 39 anos, foi de ‘pistola’ e ‘varinha mágica’ na mão que o Benfica carimbou este domingo o passaporte do tri. Jonas e Gaitán marcaram no primeiro tempo e puseram praticamente fim a qualquer dúvida. Depois de há dez semanas, em Alvalade, ter roubado a liderança do campeonato, precisamente 51 dias depois, o Benfica confirmou hoje o terceiro campeonato consecutivo.

Mas vamos ao filme do último encontro do campeonato português esta temporada. Na Luz, de casa cheia e sem lugares vazios, o Benfica entrou bem na partida, mas demorou algum tempo a encontrar-se. Depois de ter começado bem, a ‘águia’ acusou alguma pressão e emprestou o comando do jogo ao adversário.

Porém, se havia algum nervosismo em campo, a experiência do pistoleiro Jonas e a varinha mágica de Gaitán resolveram. Aos 23 minutos foi o argentino a concluir uma boa jogada de ataque, já depois de ultrapassado o guardião adversário. Minutos depois, com o intervalo à vista, Jonas (39’), após um ‘balão’ defensivo, concluiu de forma simples uma jogada de contra-ataque. Estava feito o resultado do primeiro tempo.

No segundo tempo, nova entrada fulgurante dos ‘encarnados’. Mitroglou, corridos 30 segundos, esteve bem próximo do terceiro tento do encontro, mas o grego falhou. A partir daí, mais do mesmo. A formação de Manuel Machado tentava contornar um Benfica que apostou na segurança defensiva e nos lançamentos rápidos para a frente.

A partir daí, sem precisar de aumentar (obrigatoriamente) o marcador, o Benfica foi gerindo a partida com régua e esquadro. Sem dar espaço ao adversário para criar perigo, mas entregando, aqui e além a iniciativa de jogo, os pupilos de Rui Vitória foram segurando a bola e gerindo a partida, obrigando a equipa do Nacional a correr atrás do prejuízo.

Porém, o mesmo do costume, ao minuto 65, depois de uma boa recuperação de bola atacante, e já após a bola ter embatido, Gaitán, quem mais, fechou com chave de ouro uma festa que teimava em fugir dos ‘encarnados’ há 39 anos.

Desse momento em diante, nas bancadas – e talvez mesmo na cabeça dos jogadores – já só se pensava numa coisa, levantar o título. Talvez por isso, o Nacional tenha tido ainda uma oportunidade de golo, mas sem sucesso no momento de concretizar. Depois, com naturalidade, aos 84 minutos, Pizzi, a passe de Jonas, na esquerda, fechou a contagem em goleada. Estava feito o 4-0, que só haveria de ser alterado nos minutos finais, com o relógio nos 91 minutos, com o golo de honra de Salvador Agra.

No fim, vitória merecida das ‘águias’, que apesar de algo nervosa nos minutos iniciais, até porque precisava de ganhar, uma vez que também os ‘leões’ estiveram quase desde início a vencer, com os heróis do costume a resolverem um jogo que, apesar de algo complicado, esteve sempre mais de feição para os ‘encarnados’. Boa nota também para o Nacional, que, apesar de ter a vida resolvida, nunca deixou de tentar pôr em campo o seu futebol.

Na Luz, após o apito final, já depois de entoado o ‘bailando’, fez-se a festa de um título que há muito escapa e que no início da temporada chegou quase a estar afastado das melhores ideias dos benfiquistas, uma vez que a ‘águia’ chegou a estar a sete pontos da liderança.

Momento do jogo: 39 minutos. Jonas, o pistoleiro da equipa encarnada, apontou o que pode ser chamado o golo do título. Se a equipa estava algo nervosa, a vantagem de dois golos acabou por pôr cobro a qualquer dúvida sobre a capacidade das ‘águias’ chegarem ao tri.

Equipas iniciais

Onze do Benfica: Ederson; André Almeida, Lindelof, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Pizzi e Talisca; Gaitán, Mitroglou e Jonas.

Onze do Nacional da Madeira: Gottardi; João Aurélio, Rui Correia, Alan e Sequeira; Washingnton, Boubacar e Luís Aurélio; Agra, Campos e Soares.

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

NAM/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s