Duas populações de espécies endémicas raras descobertas nos Açores

endémicaDuas significativas populações de espécies endémicas raras dos Açores foram descobertas no decorrer de mais uma ação de colheita de sementes desenvolvida pelo Jardim Botânico do Faial, paralelamente a trabalhos de manutenção e monitorização ambiental executados pelos Vigilantes da Natureza.

Na freguesia dos Cedros, foi descoberta uma população de cerca de 400 plantas de Myosotis maritima, popularmente designada por ‘Não-me-esqueças’, enquanto uma população de cerca de 500 espécimes Pericallis mavifolia, conhecida por ‘Cabaceira’, foi descoberta na zona do aterro da Fajã, na freguesia da Praia do Norte.

A ‘Não-me-esqueças’ é uma espécie endémica em perigo de extinção, de que apenas se conhecia no Faial uma população natural, com cerca de 25 indivíduos.

Esta espécie tem vindo a ser alvo de um programa de recuperação, nomeadamente através de cultivo no Jardim Botânico e da conservação das suas sementes no Banco de Sementes dos Açores.

O Banco de Sementes dos Açores, que visa conservar a flora natural do arquipélago, tem como principal objetivo, até 2020, a conservação de 80% desta flora, com destaque para as espécies mais raras e ameaçadas.

A conservação das sementes é uma segurança para a reposição na natureza destas espécies tão importantes, na eventualidade da ocorrência de alguma catástrofe.

Na sequência do desenvolvimento de um protocolo de colheita e conservação de sementes adaptado aos Açores, estão conservadas atualmente neste banco cerca de seis milhões de sementes de 45 espécies endémicas da Região, representando 60% da totalidade das espécies endémicas dos Açores.
endémica

 

Fotos: GRA

GaCS/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s