O deputado do PSD/Açores, na Assembleia da República, questionou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sobre quando será efetivada a candidatura do Porto da Praia da Vitória ao “Plano Juncker” e que investimentos estão previstos para este porto comercial.
“Para que possamos passar dos anúncios, questionamos por escrito a Sr.ª Ministra do Mar, para saber sobre a data desta candidatura e sobre os investimentos para este Porto”, refere António Ventura, numa pergunta entregue hoje na Mesa da Assembleia da República.
O social democrata recordou que o Plano de Revitalização da Ilha Terceira (PREIT), elaborado pelo Governo Regional, no que concerne a investimentos no Porto da Praia da Vitória apresenta uma dotação de 77 milhões de euros da responsabilidade direta do Governo da República.
“Questionámos a Sr.ª Ministra do Mar sobre as verbas para fazer face a estas exigências e, até hoje, não obtivemos qualquer esclarecimento, tendo mesmo a resposta governamental já ultrapassado o tempo regulamentar”, salienta.
António Ventura frisou que, no PREIT, constam “medidas sociais e económicas”, com vista a fazer face à diminuição do contingente militar norte-americano, “que em suma correspondem a um agrafar de promessas não cumpridas ao logo dos últimos 10 anos”.
“Se as medidas tivessem sido cumpridas a economia da Ilha não estaria tão frágil e poderia absorver este impacto negativo”, lamentou.
O parlamentar açoriano lembrou que “os investimentos no Porto da Praia da Vitória, no âmbito do PREIT, e a sua candidatura ao `Plano Juncker´, no âmbito das Autoestradas do Mar, já foram publicitados várias vezes pelo Governo Regional dos Açores, pelos deputados do PS e pelo atual Governo da República, no entanto, sem qualquer concretização”.
“Importa também dizer que o conteúdo dos compromissos publicitados para o Porto da Praia da Vitória tem vindo a emagrecer desde que o atual Governo da República assumiu funções”, constatou.
+central