O ex-ministro do Ambiente anunciou ontem, na sua página pessoal do Facebook, que se candidatou ao posto de Secretário-Executivo da UNFCC, a Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.
“Venho por este meio confirmar os rumores dos últimos dias: candidatei-me, no início do ano, ao posto de Secretário-Executivo da UNFCC, classificado com o nível de Sub Secretário-Geral da ONU.” Foi assim que Jorge Moreira da Silva anunciou a sua candidatura ao cargo, numa publicação no seu Facebook.
Num breve comentário, o ex-ministro do Ambiente explicou como se deu o processo de candidatura e garantiu que a mesma, não põe em causa os atuais cargos políticos que desempenha.
“Esta minha candidatura não envolveu qualquer desvalorização da minha parte, das funções que exerço com a maior honra, no plano político, tanto como deputado eleito por Braga, como de vice-presidente do PSD”, lê-se.
Moreira da Silva acrescenta ainda que a sua candidatura “envolveu a reafirmação, da minha parte do interesse em servir publicamente no combate às alterações climáticas, tal como fiz nos últimos 20 anos (…).”
No início de abril, o vice-presidente do PSD ficou entre os cinco candidatos selecionados, passando depois para a fase seguinte, onde foi entrevistado por Ban Ki Moon, no início da semana passada.
NAM/+central