O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República questionou hoje o ministro das Finanças sobre os milhões da responsabilidade do Governo na implementação do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT) e da solidariedade anunciada pelo Primeiro-ministro às intempéries que assolaram o arquipélago.
“O PREIT, remetido em 2015, exige do Governo da República mais de 100 milhões de euros anuais. O PS prometeu pagar na primeira oportunidade mas, nada consta no Orçamento do Estado”, afirmou António Ventura, na audição ao ministro das Finanças, na comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
O social democrata recordou que já questionou o ministro da Economia, sobre este assunto, que remeteu a resposta para o ministério das Finanças.
“Os deputados do PS o que fizeram foi apresentar uma proposta de criação de uma comissão de acompanhamento. Parece-me que estão todos a fugir daquilo que foram as promessas”, lamentou.
De igual forma, António Ventura questionou Mário Centeno sobre o anuncio, no final do Congresso Regional do PS/Açores, da solidariedade nacional para com as intempéries que assolaram o arquipélago, causando avultados estragos em várias estruturas.
“Foi anunciado, como única medida política, usando a solidariedade e a desgraça do próximo para fazer política a todo o custo, que a República iria pagar 63 milhões de euros, para colmatar os estragos do mau tempo nos Açores. Também não encontro este montante no Orçamento”, afirmou.
O deputado lembrou, igualmente, que já questionou a ministra Adjunta da Presidência sem obter qualquer resposta.
“Portanto, sr. ministro, onde estão os 100 milhões do PREIT e os 63 milhões das intempéries”, inquiriu o parlamentar açoriano, salientando que “de anúncios estamos fartos, queremos é ir à prática”.
+central