Renovação da Autonomia é essencial à “adaptação aos novos tempos e a novos desafios”

António MarinhoO presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores considera que, “a renovação da Autonomia é determinante, depois de quatro décadas, adaptando-nos aos novos tempos e aos novos desafios. Daí o lema escolhido para juntar os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Porque o PSD é o partido das Autonomias”, afirmou.

António Marinho falava em Ponta Delgada, na abertura das jornadas parlamentares Açores Madeira, onde frisou que, “sempre estivemos com a Autonomia. Não somos daqueles que a encontraram ao sabor das conveniências”, referiu, acrescentando que “o PSD é o partido de referência nesse domínio. Não somos os cristãos-novos da Autonomia, que agora tentam agarrar-se a símbolos que antes rejeitaram e combateram”, sublinhou.

Segundo o líder parlamentar do PSD/Açores, “Renovação é a palavra que melhor define a vida dos nossos dois partidos. Na Madeira, a renovação foi protagonizada por Miguel Albuquerque, que é hoje Presidente do Governo Regional. Nos Açores, o protagonista da renovação é Duarte Freitas. Estamos certos que receberá dos açorianos, em outubro próximo, a oportunidade de assumir as funções de Presidente do Governo Regional”.

António Marinho lembrou que, “nos Açores e na Madeira, a revisão do Estatuto Político-Administrativo é um projeto em curso em que o PSD está fortemente empenhado. Trabalhando-se igualmente, de forma intensiva, na reforma do Sistema Político”.

“Desde o início de 2013 que o PSD/Açores colocou esse tema na agenda e fez tocar as campainhas que acordaram outros da letargia em que se encontravam. Já despertos, ainda que estremunhados, fingiram nunca ter estado a dormir. E continuam a fingir que, em sonhos, estavam já a matutar no assunto”, alertou.

Sobre o trabalho em curso, António Marinho destacou, sendo duas regiões com características diferentes, “os Açores e a Madeira devem encontrar as soluções que melhor servem o seu desenvolvimento. Temos de saber onde chegou cada uma das nossas regiões e tentar compreender porque houve sucessos e insucessos nos modelos adotados”.

“Por outro lado, pretendemos encontrar pontos de interesse comum a partir dos quais se possam intensificar relações, com benefícios para ambas. Do ponto de vista social, ou económico, ou cultural, ou qualquer outro das nossas vidas coletivas”.

Sobre o PSD/Açores, Marinho considera que “é hoje um partido renovado, que não vacila perante a defesa dos valores autonómicos, batendo o pé ao centralismo na defesa inalienável dos interesses dos Açores”.

“É um partido renovado, que nos últimos anos tem servido os açorianos na oposição e que hoje se apresenta como alternativa de governo responsável, credível e consistente”, afirmou.

Jaime Filipe Ramos, presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira, realçou “a cumplicidade política que sempre existiu” entre as estruturas social democratas das duas regiões, reforçando que “é um relacionamento institucional que vamos fortalecer, e que existe entre o PSD/Madeira e o PSD/Açores. Sempre existiu”, afirmou.

Para o social democrata, o avanço de Portugal no Atlântico “deve-se às autonomias, mesmo se persistem alguns fantasmas por parte de pessoas que ainda não se libertaram do medo delas. Volvidos 40 anos de Autonomia, mantém-se uma visão centralizadora em alguns corredores de Lisboa”.

Jaime Filipe Ramos frisou que a revisão do sistema autonómico “deve repensar a Lei de Finanças das Regiões Autónomas e a fiscalidade, bem como a extinção do cargo de representante da República ou a abordagem da questão da plataforma continental”.

Os deputados social-democratas estão, até amanhã, a abordar a situação económica e social dos arquipélagos, o aprofundamento das relações entre os Açores e a Madeira, assim como o relacionamento das duas regiões autónomas com a República e a União Europeia.

 

 

 

GI PSD/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s