O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), coordenou desde o final da tarde de quinta-feira, a missão de evacuação médica de um passageiro do navio de cruzeiros “Thompson Dream”, de 75 anos de idade, de nacionalidade britânica, que sofreu um enfarte do miocárdio.
O pedido de auxílio foi recebido no MRCC Delgada pelas 20h36 horas locais, quando o navio navegava a cerca de 350 milhas náuticas (650 quilómetros) a oeste da ilha de Flores. Foi imediatamente contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, o qual, após contacto com o navio, identificou a necessidade de evacuação urgente do passageiro.
Considerando a posição onde se encontrava o navio, o MRCC Delgada solicitou à FAP o empenhamento de aeronave para proceder à extração do doente.
A operação de resgate foi executada por um helicóptero EH-101 Merlin, que descolou da Base das Lajes ao início da manhã de hoje, 22 de abril, com uma equipa médica militar a bordo, com acompanhamento duma aeronave de asa fixa C-295, de forma a facilitar a atuação do helicóptero e reforçar a segurança da operação.
A extração do tripulante foi executada com sucesso, tendo o helicóptero aterrado no aeroporto da Horta, onde o doente foi transferido para o avião C-295 que fez o transporte para Ponta Delgada. Cerca das 1115Z horas locais o paciente foi transferido de ambulância do aeroporto “João Paulo II” para o Hospital Divino Espírito Santo.
As condições meteorológicas na zona de operações eram de vento muito fresco de sul e ondulação de de 2-3 metros.
Foto: Direitos Reservados
MRCC Delgada/+central