Grupo de Trabalho para o leite divide PSD e Governo da República

ARA criação de um Grupo de Trabalho para o leite, proposto pelo grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República, está a dividir os sociais democratas e o Governo da República.

Pelo PSD, António Ventura considera que “perante a continuada crise num setor que o PSD considera de relevo para Portugal, a Assembleia da República deve realizar um acompanhamento mais detalhado da situação”.

O social-democrata açoriano, subscritor da proposta, salientou que os Açores “serão alvo de uma consideração especial” no acompanhamento do setor do leite, devido à importância da Região na produção de leite do país.

“A fileira do leite desempenha um papel fundamental na criação de emprego, na fixação de pessoas, no desenvolvimento de indústrias agroalimentares, na caracterização da ruralidade, na diversificação das economias rurais, na preservação ambiental e no ordenamento do território. Aliás, o setor do leite e as cooperativas de lacticínios surgem como um dos principais fatores de dinamização económica e territorial”, afirma.

Já o executivo nacional tem outro entendimento sobre a matéria e considera, inclusivamente, que a proposta sobre o leite “viola regras comunitárias”.

“Aconselho o PSD a ler o regulamento comunitário. A proposta viola o regulamento comunitário”, avisou o ministro da Agricultura, referindo-se à intenção de obrigar à identificação do país de origem do leite no processo de rotulagem.

Capoulas Santos entende que “há uma crise de mercado com desequilíbrios entre a oferta e a procura”, portanto, “ou se abrem novos mercados, ou se reduz a produção”.

“Estamos a fazer esforços para abrir o mercado para encontrar pontos de escoamento”, assegurou o ministro.

O governante referiu ainda que “nada impede que os industriais [do leite] ponham até no rótulo a bandeira portuguesa, mas é um regulamento comunitário”.

“Se, de facto, fosse possível, já o teríamos feito, como fizemos para a carne de porco”, rematou o ministro.

 

 

 

Foto: PSD

+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s