Laboratório de Veterinária “faz falta” na crise do setor agrícola regional

RendeiroO vice-presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores reclamou hoje, na Horta, a “conclusão e abertura” do Laboratório Regional de Veterinária, na Ilha Terceira, considerando que, “na profunda crise que vive a pecuária açoriana, a ferramenta que deveria ser aquele novo equipamento faz ainda mais falta”.

Segundo Luís Rendeiro “já nada justifica que uma obra, prometida no ano 2000 e que levou 9 anos para se iniciar, mais 5 anos para se concluir e ainda mais dois para ser equipada, ainda não esteja ao serviço dos Açores e dos açorianos”.

Esta intervenção surgiu na apresentação de um voto de protesto contra o Governo Regional, pela incapacidade “de cumprir a promessa de construção e abertura do Laboratório Regional de Veterinária”.

“Uma lacuna que tem prejudicado a lavoura açoriana, defraudando as expectativas criadas nos agricultores da Região pelos programas eleitorais maioritariamente sufragados em sucessivos actos eleitorais”, afirmou.

Em defesa do Governo Regional, o deputado António Toste informou que o novo Laboratório Regional de Veterinária “começará a funcionar em breve”, depois de um processo que sofreu diversos constrangimentos.

O socialista explicou que o Governo dos Açores “lançou o concurso público internacional para a instalação de diversos equipamentos no novo Laboratório Regional de Veterinária e, no seguimento desse processo, um dos concorrentes interpôs uma ação no tribunal administrativo que, até hoje, ainda não se pronunciou. Atendendo ao sucedido, o Tribunal de Contas recusou o visto, mas o Governo dos Açores já está a preparar um novo concurso de modo a resolver a situação”.

“Foi atendendo aos diversos constrangimentos, que o Governo dos Açores decidiu transferir os serviços das atuais instalações para o novo Laboratório Regional de Veterinária, que entrará em funcionamento a breve trecho”, esclareceu António Toste.

O parlamentar socialista exigiu “mais ação, mais trabalho e mais responsabilidade” ao PSD/Açores, um “partido como que é o maior da oposição e que afirma ter pretensões de governar os Açores”.

Luís Rendeiro lembrou que “o compromisso de construção do novo laboratório já se justificava à época, uma vez que o existente não conseguia, em equipamentos e estruturas, dar resposta às novas solicitações e imposições legais, comunitárias e nacionais, em matéria de controlo e segurança alimentar e de saúde pública”, frisou.

O social democrata lamentou ainda que a bancada socialista no parlamento regional continue “a caluniar os deputados do PSD, como ocorreu no debate de hoje. O PS preocupa-se em fazer oposição ao PSD, em fazer oposição aos deputados do PSD, em caluniar os deputados do PSD, quando se devia preocupar em governar para os açorianos”, concluiu.

 

 

 

+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s