PSD denuncia tentativa de “sacar dinheiro” através do PREIT

António VenturaO PSD/Açores olha para o PREIT como a prova de que as políticas socialistas falharam no arquipélago.

“O Plano foi feito para os Açores sacarem dinheiro à República e aos Estados Unidos, para o governo receber um cheque em branco”, acusa, ao PÚBLICO, o deputado social-democrata António Ventura.

O parlamentar responsabiliza os sucessivos governos socialistas de Ponta Delgada pela situação grave que a ilha Terceira atravessa. “Governam a região há 20 anos com estabilidade, pois tiveram maiorias absolutas, e dinheiro, já que receberam 2,6 mil milhões de euros de fundos comunitários desde 2000”, argumenta o deputado em São Bento, dizendo que o chefe do executivo açoriano quer atirar dinheiro para os problemas. “Essa não pode ser a receita”, defende, acusando o governo regional de querer, através do PREIT, “esconder” a falta de uma estratégia para a Terceira e para os Açores.

“Este projecto de resolução é mais um exemplo, pois não passa de uma forma de empurrar o assunto para a frente”, continua António Ventura, acrescentando que as Lajes deveriam ter sido faladas por altura do debate do Orçamento de Estado para este ano.

Para o deputado, a nova postura norte-americana em relação às Lajes, embora negativa para a Terceira e para a região, deveria constituir uma oportunidade para repensar estratégias para aquela ilha.

“A Terceira está cheia de potencialidades adormecidas, como o turismo, a ciência, a geopolítica e até a própria agricultura”, nota o deputado.

 

 

 

Público/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s