Entre os dias 8 e 25 de abril, aos fins de semana, decorre a 9ª edição da Onda Cultural de São Brás, com diversas atividades recreativas e culturais, promovida pela Junta de Freguesia e Casa do Povo locais, em colaboração com o Município da Praia da Vitória.
Segundo o vereador da Cultura da autarquia praiense, Tibério Dinis, “o Município apoia, uma vez mais, a concretização da Onda Cultural, que tem levado a cultura até aos meios rurais, no sentido de abranger um número significativo de pessoas de diferentes faixas etárias.”
“Este ano, o evento decorrerá apenas aos fins de semana, tendo em conta a disponibilidade da população, sendo subordinado a diversos temas, nomeadamente o Carnaval (08 e 09); os Toiros (15 e 16); e a Cantoria (22 e 23). A iniciativa culminará no Dia da Freguesia, assinalado a 25”, explicou.
“As temáticas que serão abordadas caracterizam as vivências do povo terceirense. Pretende-se promover o diálogo entre conhecedores destas matérias e a comunidade em geral, proporcionando uma troca de saberes e experiências entre todos os participantes”, acrescentou.
“Continuaremos a apoiar a realização das Ondas Culturais, dinamizando as várias freguesias que constituem o nosso Concelho e valorizando as tradições da nossa terra e das nossas gentes”, destacou.
Nuno Meneses, presidente da Junta de Freguesia de São Brás, considera que a Onda Cultural constitui uma mais-valia para a freguesia, promovendo momentos de convívio e lazer entre a população local e demonstrando o que de melhor se faz em São Brás.
“Este ano, além da celebração do Dia da Freguesia, inserimos também na iniciativa as comemorações do aniversário da Sociedade Recreativa (14 de abril) e da Filarmónica União de São Brás (05 de abril). Estas são datas que não devem passar em branco pela importância que tiveram e ainda têm, pois orgulhamo-nos do nosso passado e nele, certamente, encontramos a motivação para o presente e futuro”, evidenciou.
“É importante relembrar a história da freguesia e os homens e mulheres que contribuíram para que esta fosse o que é hoje, incutindo nas novas gerações o gosto pelo local onde vivem”, salientou.
“Gostaria ainda de mencionar o apoio da Casa do Povo, que este ano se associou a nós na concretização deste evento. Há dois anos, esta entidade, em parceria com a
Junta de Freguesia, iniciou diversos ciclos de conversas, com a iniciativa “Vamos Falar de:” e graças à aceitação do público, esta será integrada na Onda Cultural deste ano, de forma a enriquecer a sua programação”, disse.
O programa inclui, no dia 08, pelas 20h30, na Casa do Povo, uma palestra intitulada “Carnaval antigo e moderno”, que contará com a participação de Alcindo Ornelas, Francisco Mendes, Hélio Costa e João da Costa, sendo moderada por Paulo Codorniz.
A 09, terá lugar um resumo do tema abordado no dia anterior, pelas 20h30, no mesmo local, seguindo-se da atuação da dança da terceira idade da Casa do Povo de São Brás. Mais tarde, será apresentada uma comédia à moda antiga, interpretada por Alcindo Ornelas, Carlos Dias, Carlos Godinho, José Libério, Marco Toste e Paulo Silva.
Para o dia 15 de abril, às 20h30, na Casa do Povo, está agendado um colóquio subordinado à temática “Histórias de uma Vida”, que reunirá o pastor Serafim Pereira e o ganadero José Manuel Rodrigues. A iniciativa será moderada por Mário Rodrigues.
No dia 16, às 20h30, decorre, no mesmo local, uma palestra acerca das características do toiro para o toureio a cavalo, ministrada por Rui Salvador (cavaleiro tauromáquico de alternativa) e Joaquim Grave (ganadero), proveniente da Ganadaria Murteira Grave, no Alentejo. O moderador da conversa será Joaquim Pires. Mais tarde, será realizado um serão de fados, com a participação de Vera Brasil.
Para o dia 22, pelas 20h30, na Casa do Povo, está previsto um colóquio intitulado “Vamos Falar de Cantoria”, que contará com a presença de Alcindo Ornelas, Francisco Andrade, João Ângelo e João Correia, moderado por José Eliseu.
A 23, terá lugar, pelas 20h30, na Sociedade Recreativa e Filarmónica União de São Brás, um resumo do tema abordado no dia 22. De seguida, decorrerá um espetáculo de cantoria, protagonizado pelos cantadores Francisco Andrade, João Ângelo, José Eliseu e José Esteves.
Para o dia 25 de abril, está marcado um torneio de futsal, pelas 14h00, no Gimnodesportivo da Casa do Povo. Às 20h30, terá lugar, na Sociedade Recreativa e Filarmónica União de São Brás, um espetáculo de danças de salão, que estará a cargo da Escola de Dança do Juventude Desportiva Lajense. A Onda Cultural termina com o concerto da Filarmónica União de São Brás, no âmbito das comemorações do Dia da Freguesia.
A Onda Cultural tem o apoio da Sociedade Recreativa e Filarmónica União de São Brás e da Fundação Inatel.
Foto: Cartaz
GI CMPV/+central