Os pescadores dos Açores lamentam que tenha sido reconhecida a perda de rendimentos, mas sem o compromisso de garantir uma compensação.
Em declarações à Lusa, Liberato Fernandes congratulou-se com a proposta do parlamento regional que recomenda ao Governo um plano de salvaguarda para as pescas, visto esta vir reconhecer que existe uma situação de crise grave no setor.
“Independentemente de ter sido reconhecido o diagnóstico da situação de crise existente no setor e as suas causas, parece-nos que deveria ter saído uma resolução contemplando especificamente o pagamento da perda de rendimentos verificada nos meses de janeiro e fevereiro”, defendeu o responsável pela Cooperativa Porto de Abrigo.
Liberato Fernandes referiu que os rendimentos líquidos per capita destes profissionais, particularmente da ilha de São Miguel, foram inferiores a 60 euros mensais, feitas as deduções na fonte e retiradas as despesas mínimas com o gasóleo e o isco, entre outras.
A Cooperativa Porto de Abrigo e a Associação Amigos do Mergulho vão encontrar-se amanhã para criar uma parceria para o desenvolvimento das comunidades costeiras.
Foto: Direitos Reservados
Lusa/+central