A direção da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) reuniu no dia de ontem com o presidente do Conselho de Administração da SATA, onde apresentou cumprimentos e deu conhecimento das principais preocupações dos empresários das ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa quanto ao transporte aéreo de carga e de passageiros.
Quanto ao transporte de passageiros, a CCAH congratulou a SATA pela continuidade da operação BOSTON/TERCEIRA durante todo o ano, e solicitou a antecipação da operação para a época baixa em parceria com o operador local, tendo em conta o sucesso desta parceria.
Ainda em relação ao transporte de passageiros, a CCAH apresentou diversas preocupações, relativas aos horários dos voos existentes Continente e interilhas.
Foi também realçada a questão da falta de lugares disponíveis na SATA Air Açores, e a necessidade do reforço das ligações aéreas entre os meses de Junho e Setembro para o Continente, tendo manifestado grande preocupação com a opção de cancelamento de voos da rota LIS/TER/LIS pela TAP, situação que voltou a acontecer esta terça-feira.
O presidente do Conselho de Administração da SATA tomou em devida nota os assuntos mencionados, e manifestou a sua disponibilidade para trabalhar na resolução dos constrangimentos mencionados.
Relativamente ao transporte de carga foi transmitido pela CCAH o agravamento considerável dos custos de transporte, consequência da liberalização do espaço aéreo e ausência de obrigações de serviço público na ilha Terceira, situação que é incomportável para as empresas.
Paulo Menezes referiu que a SATA reconhece que com a liberalização do espaço aéreo agudizou-se essa situação, e afirmou que estão empenhados em encontrar uma solução que corresponda às necessidades do mercado.
GI CCAH/+central