As Jornadas Parlamentares Atlânticas, interrompidas durante 10 anos, voltam agora com o objetivo de promover a cooperação, a partilha, o diálogo e a troca de experiências entre os arquipélagos da Macaronésia.
O grupo de ligação reuniu em fevereiro, na Assembleia da República, com a participação dos Deputados José San-Bento e Humberto Melo, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, José Miguel Ruano León e José Ignacio Álvaro Lavandera, do Parlamento das Canárias, José Filomeno de Carvalho Dis Monteiro e Graça Mª Lopes de Carvalho Sanche, da Assembleia Nacional de Cabo Verde, e António Manuel Lopes da Fonseca, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
Nesta reunião, foram definidos os Grupos de Trabalho para as VIII Jornadas, que se realizam de 20 a 22 de junho de 2016, nas Canárias: o Grupo I irá debater “As economias insulares da Macaronésia no contexto da economia global: especial incidência no turismo, comércio e setor primário”; o Grupo II a “Sustentabilidade energética, meio ambiente e recursos naturais”; o Grupo III terá como tema de discussão “Transportes, comunicações, novas tecnologias e conhecimento”; e o Grupo IV “A Macaronésia como espaço cultural comum”.
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores presidirá ao Grupo I e será relatora das conclusões do Grupo III.
Estas Jornadas irão relançar o diálogo e a consciencialização dos elos mais fortes que unem os arquipélagos, reforçando a sua ligação atlântica.
Foto: ALRAA
ALRAA/+central