A Capitania de Ponta Delgada informou que, durante esta semana, nas costa sul da ilha de São Miguel, junto à Freguesia da Relva, a Policia Marítima, no decurso de uma operação de fiscalização da atividade da pesca, detetou e apreendeu um palangre de fundo, com cerca de 5 km de comprimento, que estava calado junto à costa em zona proibida.
Em face desta situação, a referida arte de pesca foi recolhida, com recurso a uma embarcação da Autoridade Maritima equipada para esse fim, numa operação trabalhosa e demorada, e em que foi necessário envolver vários elementos da Capitania de Ponta Delgada.
Da recolha da arte, foram igualmente apreendidos os 55kg de pescado variado, que se encontravam capturados no referido palangre.
A colocação de artes de pesca em zona proibida é uma infração considerada grave, por pôr em causa o equilíbrio sustentável dos recursos, encontrando-se os autores destas práticas sujeitos ao pagamento de uma coima que no limite máximo, e de acordo com a legislação em vigor, pode chegar aos 37.500€.
Foto: CPD
GI CPD/+central