A coordenadora do grupo de trabalho, da Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais, que analisou e avaliou as Políticas Públicas Açorianas de Proteção das Crianças, afirmou hoje que, tendo em conta os relatórios anuais das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, a negligência das famílias e o abandono de crianças continuam no topo das preocupações com as crianças portuguesas.
“Os Açores acompanham a tendência nacional, tendo como maiores problemáticas a negligência das famílias e o abandono de crianças”, constatou a deputada Graça Silva.
Este grupo de trabalho, composto por deputados do PS, PSD, CDS-PP e PPM, visitou e auscultou várias instituições que têm valências destinadas às crianças nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, tendo a deslocação à ilha das Flores sido cancelada, devido às condições atmosféricas adversas.
A parlamentar socialista realçou o “empenho de todos os deputados” na participação nos trabalhos do grupo.
Hoje, este grupo reuniu para apreciar o relatório final, que será votado amanhã, na reunião da Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais, a decorrer na delegação da Assembleia Legislativa Regional, em Angra do Heroísmo.
Sobre a recente proposta da criação de um Comissariado dos Açores para a Infância, aprovada em Conselho do Governo, Graça Silva considera positiva a medida apresentada, porque virá colmatar a falta de informação na matéria, referente ao arquipélago dos Açores, e facilitar o relacionamento das Comissões de Proteção regionais entre si, possibilitando uma maior e melhor coordenação da informação apurada.
+central