O executivo municipal da Praia da Vitória reuniu ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Adega Cooperativa dos Biscoitos (ACB), a Grater e a Associação Regional de Turismo (ART) a fim de promover e expandir o potencial económico dos vinhos açorianos. Do encontro surgiram estratégias concretas, como a criação de uma rota de vinhos dos Açores e a colocação de produtos regionais no circuito internacional.
“Fomos o primeiro município a aderir à AMPV, com o propósito de entrar numa rede nacional dos municípios produtores de vinho, que, neste momento, tem uma dimensão europeia”, anunciou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro.
“Um dos temas principais desta reunião tem a ver com a criação de uma rota europeia das freguesias e aldeias produtoras de vinho. A União Europeia tem mecanismos de financiamento que têm de ser aproveitados pelos municípios açorianos e é fundamental que participemos numa rede que valorize a nossa oferta turística”, reforçou o autarca praiense.
Para Roberto Monteiro a colocação dos produtos açorianos no mercado internacional é fundamental para a expansão económica do sector vinícola e para a promoção do enoturismo regional.
“A AMPV encontra-se connosco, no sentido de apoiar os Açores na valorização dos seus produtos em grandes palcos europeus, como feiras, concursos ou outros eventos”, afirmou.
A promoção dos vinhos açorianos tem também o objetivo fundamental de apoiar a criação de emprego e dinamizar a economia dos municípios insulares.
“Esta é uma oferta que pode trazer qualidade de vida, empregos, com vista ao crescimento das economias locais. Pretendemos promover os vinhos, mas acima disso queremos dar a conhecer os territórios”, sublinhou o secretário-geral da AMPV, José Arruda.
Também o presidente da ACB, Paulo Mendonça, salientou o quanto “a cultura da vinha na ilha Terceira é apetecível” e como esta se pode integrar numa “expressão turística de grande expansão na Europa e na qual os Açores são, mais uma vez, algo de novo”.
Foto: CMPV
GP CMPV/+central