Na sequência da celebração de dez Protocolos de Colaboração entre os Governos dos Açores e da Madeira no passado dia 1 de fevereiro, a Juventude Socialista dos Açores elogiou o esforço conjunto de articulação no que concerne às políticas de juventude e, em especial, às reivindicações conjuntas para a melhoria das condições de financiamento das universidades dos Açores e da Madeira.
Para o Presidente da JS/Açores, Guido Teles, “o convite do Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, para a visita do Presidente do Governo da Madeira e para o estreitamento das relações entre os dois arquipélagos abriu novos horizontes à consolidação e à complementaridade dos territórios insulares autonómicos. É de elogiar, sobretudo, os resultados desta visita de trabalho. Não se tratou de mais uma visita protocolar, deram-se passos concretos para a execução de políticas conjuntas que reforçarão, com certeza, a autonomia político-administrativa que partilhamos com os nossos concidadãos madeirenses”.
Uma das matérias de realce para a JS/Açores é o esforço reivindicativo conjunto para o reforço do financiamento das universidades dos Açores e da Madeira. Segundo Guido Teles “o subfinanciamento da Universidade dos Açores tem sido uma preocupação recorrentemente difundida pela JS/Açores, pelo que consideramos extremamente importante a reivindicação conjunta dos Presidentes dos Governos dos Açores e da Madeira para que o Estado reanalise o financiamento das universidades sediadas em ambas as regiões autónomas, bem como a previsível concertação entre ambas as academias para a obtenção de fundos comunitários”. Para o líder dos jovens socialistas “a solução para o problema da Universidade dos Açores é urgente. Há a necessidade de rapidamente qualificar as várias ofertas formativas desta universidade, aumentando a qualidade dos cursos e dos meios a eles afetos e, por essa via, de reforçar a atratividade da academia açoriana para os estudantes da região e de fora dela, sobretudo em áreas estratégicas como a das ciências agrárias e a do mar”.
Outra consequência do encontro entre as regiões autónomas realçada pela JS/Açores é a celebração do Protocolo de Colaboração no âmbito das políticas de Juventude. Para o líder dos jovens socialistas “o entendimento alcançado abre a porta a novas oportunidades para os jovens insulares portugueses. Trata-se de um princípio de entendimento que abrange diversas áreas de interesse para a juventude de ambos os arquipélagos, seja na área do associativismo, seja na do empreendedorismo e criatividade, na da mobilidade juvenil, ou na da informação juvenil. A conjugação de esforços e de recursos para a realização de eventos formativos ou de mostras de projetos de sucesso será, com certeza, um contributo importante para os jovens açorianos e madeirenses”.
Os protocolos celebrados decorreram da realização entre os dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro da X Cimeira Atlântica entre os Governos dos Açores e da Madeira, a qual decorreu nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial e Terceira.
Foto: JS Açores
GI JS/+central