Ferrys de grande dimensão serão “o fim do transporte privado de mercadorias”

TMGO administrador da empresa Transportes Marítimos Graciosenses, Lda. (TMG) considera que o modelo proposto, pelo Governo Regional, de “carga rodada”, com a chegada dos novos ferrys de grande dimensão, será o fim do transporte privado de mercadorias, por “deixar de existir movimento que justifique a sua existência”.

Em entrevista ao jornal Diário Insular, Francisco Bórgia refere que “a carga passará a ser canalizada através de uma empresa que não deixará de fazer preços políticos, por ser pública”.

Questionado sobre a possibilidade de existir um princípio de concorrência do setor público com o setor privado, na proposta do Governo Regional, o administrador da empresa de transporte de carga marítima no grupo central dos Açores afirmou que tal “é evidente”, no entanto admite que no Triângulo exista “uma situação pouco clara”.

Francisco Bórgia entende que a operação proposta será inviável, acrescentando que “estaremos a criar, neste caso, uma SATA marítima”.

“São construções muito caras, com custos de operação e manutenção elevados, frequências intensivas para um mercado pobre, como é o dos Açores, e sem grandes perspetivas de crescimento”, refere ao diário regional.

A TMG, Lda., foi fundada em 1861 por João da Cunha Vasconcelos, natural da ilha Graciosa, e já teve a seu cargo o transporte marítimo de passageiros.

Esta semana os operadores do transporte marítimo de mercadorias foram ouvidos na Comissão Parlamentar de Economia sobre “Modelo Alternativo de Transporte Marítimo de Mercadorias nos Açores”, uma iniciativa do CDS-PP Açores.

 

 

 

 

Foto: PS Açores

DI/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s