A secretária regional da Solidariedade Social afirmou, na Lagoa, em São Miguel, que a implementação de políticas sociais é “determinante” no combate à solidão, salientando que esta tem sido uma preocupação central na ação do Governo dos Açores.
“É precisamente a estas preocupações e a estes aspetos fundamentais da vida das comunidades que o Governo Regional dos Açores tem procurado dar resposta através da implementação da sua política social”, salientou Andreia Cardoso, apontando o desenvolvimento da Rede Regional de Equipamentos Sociais como principal resposta ao isolamento e exclusão dos vários grupos etários.
“Poucas emoções são tão severas como a solidão. A ausência de contactos e relacionamentos sociais gratificantes, para nós que somos seres sociais, pode ser verdadeiramente dilacerante”, frisou Andreia Cardoso, que falava sexta-feira no encerramento da sessão pública ‘Desafios da Solidão’, a que presidiu em representação do Presidente do Governo.
Para a Secretária Regional, “as políticas sociais, enquanto aplicação prática do resultado do estudo do bem-estar humano, são determinantes no combate a este fenómeno”.
Nesse sentido, frisou que o bem-estar dos Açorianos é o “princípio norteador de inúmeros programas destinados a estimular a participação ativa na comunidade, o trabalho voluntário, o envelhecimento ativo, o encontro intergeracional e a partilha de experiências”, apontando, a título de exemplo, os programas ‘Meus Açores, Meus Amores’, desenvolvido em parceria com a Secretaria Regional do Turismo e Transportes, ou o ‘Escola + Voluntária’, em colaboração com as direções regionais da Educação e da Juventude.
Foto: GRA
GaCS/+central