Governo Regional corrige declarações do PSD sobre ribeiras nos Açores

Ribeira AgualvaA secretaria regional da Agricultura e Ambiente, face a declarações de deputados do PSD/Açores, eleitos pela ilha Terceira, relativamente à intervenção na Ribeira de Agualva e às verbas destinadas a intervenções em linhas de água para o próximo ano, emitiu um comunicado onde entende esclarecer que a dotação total do Plano de Investimentos para 2016 destinada a intervenção em linhas de água na Região, conforme tem amplamente sido divulgado, é de cerca de 5,9 milhões de euros, “mais do dobro do que foi incorretamente referido”.

“Só na ilha Terceira, estão adjudicadas ou em curso obras de intervenção em ribeiras num valor superior a 2 milhões de euros”, refere o documento.

A secretaria esclarece igualmente que, “conforme também já foi publicamente esclarecido, a 2ª fase da obra de limpeza e renaturalização da Ribeira da Agualva, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, foi integralmente executada”.

É referido que a obra veio permitir “condições de escoamento dos caudais, mesmo em situações de pluviosidade extrema, conforme se tem verificado desde a sua conclusão, em 2013”.

“A Ribeira da Agualva não sofreu intervenções em toda a sua extensão por haver troços onde tal não se justifica. Ou seja, por não representarem qualquer situação de perigo para a segurança de pessoas e bens”, constatam.

É também esclarecido que “a existência de algumas rochas no leito da ribeira não representa, pelas suas grandes dimensões, risco de arrastamento, contribuindo mesmo, em alguns casos, para a proteção dos taludes”.

 

 

 

GaCS/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s