Na sequência da operação iniciada ontem para o resgate do único tripulante acidentado do veleiro francês “SMA SOLO SAILOR”, que participava na regata “Ocean Masters”, informa-se que foi concluída com êxito ao início da tarde de hoje, com a intervenção do NPO Viana do Castelo e do EH – 101 da Força Aérea Portuguesa, a cerca de 60 milhas náuticas (110 quilómetros) a norte de São Miguel.
Esta operação decorreu em condições meteorológicas muito adversas, na sequência do temporal que tem vindo a assolar a RAA, e no limite das condições de segurança de todos os que nela intervieram.
Face à incapacidade do tripulante se mover para ser resgatado pelo recuperador do helicóptero, houve necessidade de este ser retirado do veleiro e transferido para bordo da embarcação semirrígida do navio patrulha Viana do Castelo. Só esta intervenção possibilitaria a recuperação do sinistrado para o EH – 101.
Durante esta manobra e quando a embarcação se preparava para ser recolhida pelo navio, um golpe de mar fê-la virar e projetou todos os ocupantes para a água. Durante o tempo em que se encontraram dentro de água, os militares mantiveram sempre em segurança o tripulante, até que o helicóptero da Força Aérea Portuguesa, que já se encontrava no local, procedesse à recolha de todos.
Terminada a operação o helicóptero dirigiu-se para a base aérea das Lajes, na ilha Terceira, onde aterrou cerca das 14h20, horas locais, tendo o tripulante sido transferido para o hospital de Angra do Heroísmo.
Recorda-se que o pedido de auxílio foi recebido no Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada ao início da tarde do dia 14 de dezembro, através da organização da regata “Ocean Masters”, tendo o NPO Viana do Castelo acompanhado o veleiro de perto durante todo este período.
Foto: Direitos Reservados
Marinha/+central