O encerramento dos 500 anos da elevação das Lajes das Flores a Vila e da fundação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi assinalado com dois momentos distintos. O primeiro teve lugar na Rua dos Baleeiros, na zona do Porto, perto do local onde a história indica como sendo aquele onde foi erguida a primeira Ermida, tendo sido descerrada uma placa comemorativa.
O segundo momento foi a Sessão Solene de Encerramento, no Museu Municipal das Lajes das Flores, onde foi proferida, pelo Diretor do Museu das Flores, Luís Filipe Gomes Vieira, a palestra intitulada “Do povoamento ao despovoamento da ilha das Flores”. Interveio também o Ouvidor da Ilha das Flores, Pe. Rúben Sousa, e o Presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Luís Maciel.
O evento culminou com a atuação do “Grupo Ad Hoc” que proporcionou um momento musical de caráter tradicional, onde se entoaram músicas locais e regionais, nomeadamente “Líria das Flores”, “Lira da Terceira”, “Chamateia” e “Ilhas de Bruma”.
A Câmara Municipal das Lajes das Flores agradece a todos os envolvidos nas atividades organizadas ao longo deste ano de comemorações, que tanto prestigiou o nosso concelho através da valorização da nossa cultura e das nossas tradições.
Foto: CMLF
CMLF/+central