No próximo ano, a autarquia da Praia da Vitória vai contar com um orçamento de 14 milhões de euros, que assenta sobretudo no apoio a famílias e empresa e para o aproveitamento de fundos comunitários.
“O orçamento que a câmara apresenta é o melhor orçamento possível realizar nas atuais circunstâncias”, salientou Roberto Monteiro.
O autarca frisou que 11,5% do orçamento é destinado ao apoio social, realçando o reforço das bolsas de estudo, do apoio concedido para recuperação de habitações degradadas, do apoio ao arrendamento e dos projetos de intervenção junto de crianças e jovens.
Este orçamento contempla ainda as reduções máximas de IMI para famílias com filhos, sobre um imposto que já aplica a taxa mínima, bem como a adoção de uma tarifa social que reduz até 30% a fatura da água e dos resíduos, que deverá abranger 2.500 famílias, e reduções até 7,5% nessas tarifas para o pequeno comércio, serviços, hotelaria e restauração.
Roberto Monteiro salientou que a autarquia vai ter um aproveitamento de fundos comunitários “numa escala nunca antes registada”, estimando executar, em 2016, cerca de 30% do plafond disponível para o quadro comunitário 2014-2020, sendo que metade desse montante diz respeito a projetos da própria autarquia e a outra metade da empresa municipal Praia Ambiente.
Segundo ele, dos 6,3 milhões de euros destinados a investimento, 90% estão relacionados com projetos cofinanciados pela União Europeia.
O documento foi aprovado com os votos favoráveis do PS e os votos contra do PSD e do CDS-PP.
Lusa/+central