O PSD/Açores entende que os navios “Cruzeiro do Canal” e o “Cruzeiro das Ilhas” “foram e são” um exemplo de segurança, nas ligações marítimas no Triângulo.
“O que estes barcos asseguraram, durante mais de vinte e cinco anos, foi, efetivamente, a fiabilidade, a regularidade, a pontualidade e a segurança neste serviço, segurança esta que é de fundamental importância ser assegurada num serviço público, como o transporte marítimo de passageiros”, afirmou Cláudio Lopes, no âmbito da apresentação e votação de um Voto de Congratulação referente aos navios.
O parlamentar recordou que o inicio da operacionalidade dos cruzeiros na altura trouxe “mais dignidade” ao transporte de doentes que tinham de ser evacuados da ilha do Pico para a do Faial.
No entanto, Cláudio Lopes considerou que neste voto, iniciativa do CDS-PP Açores, devia ter sido dado destaque, igualmente, aos mestres e tripulações, que, no seu entender, possibilitaram, “por vezes arriscando a própria vida”, a realização das ligações, praticando “autênticos atos de heroísmo”.
O deputado lamentou que a experiência de vinte cinco anos de navegação no Triângulo “não tenha sido levada em conta” nas opções políticas tomadas ultimamente.
“Os cruzeiros foram das melhores heranças que os governos do PSD Açores deixaram às gentes destas ilhas”, concluiu.
Foto: PSD Açores
+central