A requalificação do carregador de gado é a prioridade do plano plurianual de investimentos na freguesia de São Bartolomeu de Regatos, para o ano de 2016.
Nos documentos aprovados em reunião do executivo da junta, e que serão apreciados na próxima semana em Assembleia de Freguesia, o apoio aos agricultores, desta e de outras freguesias limítrofes, toma particular destaque.
No entender do presidente da Junta de Freguesia, esta − a requalificação do carregador de gado − é uma obra “urgente” e desde “há muito solicitada”.
“Já diligenciámos junto dos serviços do governo na ilha para a sua execução mas, até hoje, nunca passou de uma intenção prometida”, referiu Luís Alberto Costa.
A intervenção, orçamentada em sete mil euros, vai permitir a sua utilização pelos agricultores da freguesia, evitando a sua deslocação para outras.
“Solicitamos uma reunião ao Sr. Vice-presidente do Governo Regional, no intuito de solucionar este problema”, acrescentou.
Outra questão a abordar nesta reunião é a segunda fase da requalificação do centro da freguesia.
Luís Costa entende que é necessário não deixar descair a apresentação da freguesia, num momento em que se aposta forte na imagem turística nos Açores.
Nos documentos a apreciar em Assembleia de Freguesia consta, igualmente, a obra do parque de estacionamento da freguesia, que já decorre, e onde o executivo da freguesia espera poder contar com o apoio camarário.
No orçamento para 2016 continuam a figurar os apoios às instituições da freguesia, que este executivo considera “fundamentais” na divulgação dos “saberes tradicionais deste povo”.
A maior fonte de receita da freguesia continua a ser a transferência do Fundo de Financiamento das Freguesias (FEF) e a rúbrica mais significativa da despesa é despesa com pessoal.
Foto: JFSBR
+central