O eurodeputado Ricardo Serrão Santos interveio, ontem, na reunião da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu que se realizou em Bruxelas, para salientar que “a visita da delegação da COMAGRI aos Açores foi um momento importante”.
“Serviu para que os colegas tomassem contacto direto com uma realidade significativamente diferente daquela que existe na Europa continental”, referiu.
Para Serrão Santos justificou-se que o enfoque principal tenha sido a produção leiteira, “pois, é neste setor em particular, e em virtude do efeito conjugado do embargo Russo e do desmantelamento do regime de quotas leiteiras que se fazem sentir, por agora e previsivelmente no futuro próximo, maiores dificuldades”.
O socialista referiu ainda que “ficou patente que os Açores têm especificidades que convocam e justificam tratamento diferenciado, ficou também demonstrado a importância e a pertinência do POSEI assim como dos fundos estruturais no desenvolvimento que o setor registou nos últimos anos”. Para Ricardo Serrão Santos “o setor açoriano está hoje mais robusto e eficiente. Suportou o primeiro impacto (o setor já registou perdas na ordem dos 30 Milhões de Euros) mas, sob pena de haver um elevado número de produtores a abandonarem a atividade, carece de uma atenção especifica. Em nome, desde logo, da coesão social mas também da manutenção da paisagem rural que suporta a indústria turística, um dos setores onde a região tem apostado e registado bons crescimentos”.
Serrão Santos terminou agradecendo aos colegas que puderam integrar a comitiva tendo afirmado que “precisaremos de quem tem experiência daquela realidade para defender apoios que sejam proporcionais a essa mesma realidade” e relembrou que já anteriormente tinham avalizado um capitulo especial para as regiões ultraperiféricas no relatório sobre o leite (no qual Serrão Santos foi representante dos socialistas europeus), capitulo este que foi posteriormente confirmado por todo o Parlamento Europeu sendo “uma boa base para os trabalhos do futuro”.
Foto: GSS
GESS/+central