Plano para 2016

Opinião de José Ávila

josé ávilaAs propostas de Plano de Investimentos e Orçamento para 2016 foram discutidas a nível de comissões parlamentares especializadas durante a semana que agora termina. O processo, que começou há muito com a audição dos parceiros sociais, culminará com a discussão e eventual aprovação no plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, agendado para os dias 24, 25 e 26 de novembro.

Relativamente ao corrente ano, há um aumento de 54 milhões de euros que vão reforçar o investimento público, ressalvando a aposta nas pessoas com o reforço nos complementos regionais às pensões e aos abonos de família nos Açores e a reposição de alguns cortes implementados pelo Governo da República.

Para a Graciosa está previsto um investimento público de cerca de 30 milhões de euros, representando 3,8% do total a investir na região. O investimento per capita é de 6.846 euros, o terceiro melhor da região, logo a seguir ao Corvo, com 29.640 euros, e Flores, com 7.728 euros, e mais do dobro da média regional que é de 3.180 euros.

Como investimentos físicos mais importantes a executar na Ilha Graciosa destacamos a Barra, a construção do matadouro, a consolidação do Porto de Santa Cruz, a construção da cozinha para a Santa Casa de Santa Cruz, a reabilitação da estrada Limeira / Porto Afonso, a construção da torre de controlo, a ampliação da aerogare e a aquisição de equipamento para promover o aumento da segurança do aeroporto.

Relevamos também o valor de 3,2 milhões de euros previsto no Projeto Competitividade Empresarial, onde se incluem os sistemas de incentivos no âmbito do Sider, Empreende Jovem e Competir + entre outros estímulos à economia e o valor de 5,2 milhões de euros referente ao Projeto Emprego e Qualificação Profissional, onde estão incluídos os programas de emprego, de estágios e a formação profissional.

São os últimos documentos de planeamento desta legislatura que pretendem, na sua génese, completar o ciclo de investimentos previstos para estes quatros anos e inscritos nos programas eleitorais de cada uma das ilhas dos Açores.

No final da legislatura cá estaremos para prestar contas.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s