Apoio ao emprego, manutenção dos projetos educacionais, sociais e culturais, aposta na competitividade empresarial e sustentabilidade financeira do Município. São estes os vetores estratégicos e de base do Plano e Orçamento da Câmara Municipal da Praia da Vitória, apresentado na manhã de hoje, pelo presidente da Autarquia.
Em conferência de imprensa, Roberto Monteiro adiantou que o orçamento da edilidade para o próximo ano ascende a 14,1 milhões de euros (55 por cento para despesa corrente e 45 por cento para investimentos).
“Trata-se de um orçamento equilibrado, que responde aos desafios atuais, os quais se centram no emprego, valorização do nosso património, competitividade empresarial e reforço da coesão social, sem afetar a sustentabilidade financeira da Autarquia”, justificou.
“O Município da Praia da Vitória irá proceder ao reforço de verbas para programas de apoio ao emprego, com especial enfoque nos jovens; manter a aposta em projetos de caráter social, educativo e cultural em prol do desenvolvimento local; e apoiar as famílias do Concelho por via da redução das receitas fiscais municipais, como o IMI e a criação da tarifa social associada aos custos das águas e resíduos”, adiantou.
Segundo o autarca praiense, o Orçamento para 2016 aumenta as verbas para os programas de emprego (350 mil euros) e mantém as verbas destinadas aos programas sociais, educativos e culturais (960 mil euros, 195 mil euros e 115 mil euros, respetivamente).
No caso do apoio às famílias dos Concelho, o documento consagra a aplicação dos descontos máximos no âmbito do “IMI familiar”, os quais incidem na aplicação da taxa mínima de IMI no Concelho.
Inclui também a criação de uma tarifa social no tarifário das águas e resíduos, que beneficiará 2500 famílias (28 por cento das habitações no Concelho).
“É marca deste executivo o apoio permanente aos mais desfavorecidos e às nossas famílias. Apesar de todas as contingências, queremos sempre fazer mais e melhor pelas nossas famílias. Daí estas medidas, que acrescem às já em vigor no Concelho”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Foto: CMPV
GI CMPV/+central