A representação parlamentar do PPM Açores reiterou hoje o pedido de demissão da Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores devido à sua absoluta falta de isenção e submissão aos interesses do Governo Regional no âmbito da condução dos trabalhos.
“A Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores tem exercido todo o seu mandato com total falta de isenção”, refere Paulo Estêvão em comunicado.
O parlamentar acrescentou que, na reunião de líderes realizada ontem, a Presidente do Parlamento tentou condicionar a realização do debate dizendo, entre outras coisas, que “não se justificava” e que “não via que perguntas poderiam ser feitas ao Governo Regional” e que “nada se tinha passado” a nível da política nacional que justificasse o debate. Chegou inclusivamente a prever que “o debate não demoraria muito tempo e que terminaria logo pela manhã”.
“A atuação da Presidente do Parlamento e do Governo Regional é da mesma natureza da que existia entre o Presidente do Conselho e o Presidente da Assembleia Nacional durante o Estado Novo. Isto é, de facto, uma ditadura odiosa. O Parlamento Regional está transformado num Parlamento de opereta por parte de uma maioria de duas décadas que é a dona disto tudo, inclusivamente da consciência e dos atos da sua Presidente”, conclui o deputado.
GI PPM/+central