A representação parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) Açores questionou, ontem, o Governo Regional sobre a real data de reabertura do Museu Carlos Machado, no Convento de Santo André, que se encontra encerrado desde outubro de 2006, para ampliação e remodelação.
Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional, o BE lembra que o Museu Carlos Machado é a principal instituição museológica da ilha de São Miguel, e que, apesar de se encontrar encerrado, “diariamente, os técnicos do Museu são confrontados com locais e grupos e turistas à porta”.
“Ao longo destes nove anos os vários responsáveis políticos pelo Museu Carlos Machado prestaram declarações públicas sobre sucessivas datas de reabertura do museu”, recordam no documento.
Zuraida Soares salienta ainda que “escandalosamente, ao longo destes nove anos, os prazos estimados nunca foram cumpridos e os cidadãos e cidadãs continuam sem saber o que realmente está na origem destes sucessivos adiamentos, que obras realmente estão ou serão concretizadas, quanto já foi gasto do erário público nestes processos errantes e nas obras concretizadas e quanto será gasto nas obras a concretizar”.
“Em nove anos de encerramento do Museu Carlos Machado nunca houve uma explicação cabal e verossímil, por parte do Governo Regional”, acrescenta.
Desta forma, o BE pretende saber quanto gastou o Governo Regional em procedimentos concursais, ao longo destes nove anos, que obras foram realizadas e quais faltam realizar.
Questiona também qual o valor das obras concretizadas e qual o valor do orçamento das obras a concretizar.
A terminar, o Bloco de Esquerda pretende saber qual é a calendarização definitiva das obras e data da sua reabertura.
+central