O presidente do grupo parlamentar do PS/Açores referiu ontem em Angra do Heroísmo que cabe à Região “implementar as políticas públicas necessárias” que garantam “o regresso dos jovens Açorianos que estão no exterior a estudar e a qualificar-se”.
“Temos de continuar o caminho de valorização do emprego e da promoção do aumento da empregabilidade, assumindo como fator crucial para o futuro, o desafio de criar as condições necessárias para que os jovens que estão hoje no exterior da Região a estudar e a qualificar-se, regressem para os Açores e aqui apliquem o que aprenderam, contribuindo ativamente para o futuro da Região”, defendeu Berto Messias, à saída de uma reunião com a CGTP/Açores, no âmbito das prioridades do Plano de Investimentos dos Açores para 2016.
“Não fazê-lo seria desperdiçar um dos mais relevantes recursos que temos, os nossos jovens, o nosso capital humano”, afirmou Messias.
Para Berto Messias “as prioridades do Plano de Investimentos para 2016 são muito evidentes em continuar este caminho de apoio ao emprego e de aumento da competitividade das empresas, contribuindo para a criação e manutenção de postos de trabalho e para a promoção de novas oportunidades. Temos feito um caminho muito difícil, mas com bons resultados. Eu recordo que fruto da crise internacional e do impacto das políticas de austeridade nacionais em vários sectores, passámos por momentos muito difíceis. A taxa de desemprego chegou a atingir os 18%. Hoje essa taxa é de 11,3% e temos mais população empregada”.
“Esse valores não nos tranquilizam, nem tudo está resolvido e as questões laborais são muito voláteis e imprevisíveis; Temos de manter uma atenção permanente a esta área, mas sabemos que estamos no caminho certo e o Plano de Investimentos para 2016 consolida esse caminho”, disse.
Foto: PS Açores
GI PS/+central