A vereadora municipal de Angra do Heroísmo entende que as parcerias público-privadas são de grande importância na mitigação do abandono escolar, trazendo outra dinâmica ao sucesso escolar.
“As parcerias do poder local com instituições privadas, embora com limitações, potenciam, aos jovens, a aquisição de competências, permitindo a sua melhor preparação para um futuro profissional”, afirmou Raquel Caetano Ferreira, à margem do seminário “Humanizar a Sociedade”, que decorreu no Centro Cultural e Congressos de Angra do Heroísmo.
A vereadora salientou que existem fundos de apoios nos municípios destinados a estes fins, lembrando que, na Região, as autarquias têm a sua intervenção mais limitada devido à existência do Governo Regional.
Questionada sobre o encerramento das escolas nas freguesias, concentrando os alunos em mega escolas, Raquel Ferreira referiu que esta situação potencia a”interação com outras realidades, preparando-os melhor para o futuro, no combate a novas dificuldades que irão surgindo”.
“É importante aprender a capacidade de adaptação às mudanças e para isso as novas escolas oferecem mais e melhores condições”, acrescentou.
A vereadora salientou ainda que as escolas de maior dimensão “permitem aglomerar diferentes comunidades, com diferentes realidades, com melhores condições em comparação ao passado”.
Foto: Direitos Reservados
+central