Os vereadores do PSD/Açores eleitos na Câmara Municipal da Praia da Vitória viram aprovada por unanimidade uma proposta que visa “aproximar os alunos do concelho dos representantes políticos e das instituições locais. É um lugar comum dizer que os jovens não se revêem na classe política e esperamos assim contribuir para reverter essa situação”, refere Judite Parreira.
“A Minha Autarquia” é o nome do projeto apresentado por Judite Parreira e Paulo Noval, que pretendem “criar uma maior proximidade entre os cidadãos, nomeadamente das faixas etárias mais jovens, e os eleitos. E foi com agrado que vimos a proposta ser aprovada, até porque a mesma se insere no que prometemos ao assumir os nossos cargos, que foi um mandato de propositura”, considera a autarca social democrata.
A vereadora do PSD lembra que “os dados mais recentes voltam a revelar uma percentagem de abstenção que se pode considerar assustadora, pelo que é urgente combater essa realidade, daí também esta nossa iniciativa, que envolve a autarquia e as três escolas do concelho com o terceiro ciclo de ensino básico (Escola Básica Integrada dos Biscoitos, Escola Básica Integrada da Praia da Vitória e Escola Secundária Vitorino Nemésio)”, explicou.
O projeto tem por base um concurso de escrita, “destinado às turmas dos 7º,8º e 9º anos de escolaridade, que incide na vivência dos alunos na Praia da Vitória, em que cada escola escolhe uma turma que apresente a melhor seleção de textos sobre a temática”, adianta Judite Parreira.
“Findo o concurso, cada turma vencedora será recebida pelo presidente da câmara e vereadores com funções executivas, que lhes darão a conhecer as instalações da câmara, explicando-lhes o funcionamento de uma autarquia, as suas competências e o dia-a-dia de um autarca. Os alunos serão também convidados a apresentar propostas que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida do seu concelho”, acrescenta a vereadora.
“A iniciativa tem o mesmo espírito que tem vindo ser feito, com muito sucesso, ao nível do parlamento jovem. Até porque sabemos que os jovens e as crianças são um excelente veículo para divulgar novos conhecimentos, entre eles os princípios de uma cidadania mais ativa, junto das suas famílias”, concluiu Judite Parreira.
GI PSD/+central