PSD/Açores critica aumentos nas ligações marítimas no Grupo Central

Foto CLAUDIO LOPES Plenario (1)O PSD Açores criticou hoje o anunciado aumento, por parte da empresa Atlânticoline, das tarifas no transporte marítimo de passageiros no Triângulo, entre 20 e 50 cêntimos, a partir do dia 1 de novembro do corrente ano.

Segundo um comunicado enviado pelo deputado Cláudio Lopes, este anúncio “surpreendeu” o PSD Açores e “contradiz o que o Governo Regional, pela voz do Secretário Regional do Turismo e Transportes, havia garantido de que não haveria aumento do tarifário nestas ligações”.

O social democrata refere que o Plano Integrado dos Transportes (PIT) afirma o seguinte: “…aumentar a capacidade de mobilidade de pessoas e bens, através da redução do seu custo de acesso e ainda da facilidade de interligação e comodidade, tanto nas ligações interilhas e com o exterior da Região…”.

Cláudio Lopes recorda que “em 12 de março de 2014 foi aprovado no Parlamento Regional um Projeto de Resolução da autoria do PCP, segundo o qual «não deveria haver aumento de tarifas para passageiros, nem redução do número de ligações entre as ilhas», nesse momento foi renovada a garantia pelo governo regional de que tal não iria acontecer”.

Recorda, igualmente, que “no inverno passado a Transmaçor reduziu de 5 para 4 o número de ligações diárias entre o Faial e o Pico. Contrariamente ao que tinha sido prometido pelo Governo”.

“Não se compreende assim, que uma empresa pública, tutelada pelo Governo, prestando um serviço público para o qual é altamente subsidiada, não cumpra com os compromissos do Governo”, lamenta o parlamentar.

Cláudio Lopes denuncia, inclusivamente, que “se conclui é que a nova ATLÂNTICOLINE que resulta da fusão da ex- empresa com o mesmo nome, integrou outra empresa, a TRANSMAÇOR, que estava tecnicamente falida, com uma dívida dez vezes superior ao valor do seu capital social (acima de 5 milhões de euros), e pretende agora fazer uma recuperação financeira à custa dos bolsos dos passageiros”.

“Não é aceitável que sejam os utentes de um serviço público, subsidiado pelo erário público em muitos milhões de euros, a pagar a má gestão das empresas públicas desta Região”, conclui o deputado.

 

 

 

Foto: PSD Açores

GI PSD/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s