CDS quer “estudo de viabilidade económica” dos transportes marítimos nos Açores

 

gsilveira aespinola CDSAs deputadas do CDS-PP Açores, Graça Silveira e Ana Espínola, apresentaram hoje duas iniciativas parlamentares sobre transportes marítimos de carga e de passageiros e viaturas, tendo em vista a melhoria da operacionalidade e a redução dos custos associados aos atuais modelos de cabotagem marítima insular e de ligações regulares de passageiros entre as ilhas do Grupo Central.

Numa conferência de imprensa, no cais do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, Graça Silveira anunciou a entrada nos serviços da Assembleia Legislativa da Região de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que “realize um estudo de viabilidade económica de diferentes modelos de transporte marítimo de mercadorias que contemple e articule o transporte de carga do Continente para os Açores e a distribuição da carga inter-ilhas”, enquanto a Deputada Ana Espínola apresentou uma recomendação ao executivo socialista no sentido de que um dos barcos (“Mestre Simão” ou “Gilberto Mariano”) passe a fazer base no porto comercial de São Jorge, nas Velas, visando a melhoria das ligações entre as ilhas do triângulo São Jorge-Pico-Faial, mas potenciando a valorização de “um segundo triângulo do Grupo Central, entre as ilhas de São Jorge-Terceira-Graciosa”.

Por partes, a recomendação ao Governo relativa ao transporte marítimo de carga parte do pressuposto que “numa região arquipelágica, como os Açores, é absolutamente indispensável que exista uma rede de transportes marítimos eficiente de mercadorias, devidamente articulada e, sobretudo, dimensionados à escala das trocas comerciais entre as Ilhas e entre estas e o Continente Português”, considerando que “a economia açoriana está estrangulada pelos transportes, sucedendo-se as queixas dos nossos empresários sobre as dificuldades que sentem quanto ao escoamento dos produtos da pesca, da agricultura e da pecuária. Ora, por falta de capacidade de carga, ora porque os horários não estão devidamente articulados, ora porque simplesmente o navio não escala e os produtos perecíveis ficam a apodrecer em cima do cais ou nos terminais de carga”, afirmou Graça Silveira.

A vice-presidente da bancada parlamentar do CDS diz que “não sobram quaisquer dúvidas de que um modelo de transportes marítimos que resolva as questões logísticas das mercadorias inter-ilhas e entre estas e o Continente Português é seguramente o investimento com maior retorno para a economia da Região”, pois “o atual modelo de transportes marítimos de mercadorias acarreta custos demasiado elevados, que penalizam a competitividade das empresas açorianas, quer na exportação dos seus produtos quer na importação de fatores de produção”.

Para os populares açorianos, apesar “do Governo Regional afirmar que o atual modelo, em que a cabotagem insular é realizada por três operadores (a Transinsular, a Mutualista e a Boxline) que, supostamente, fazem o transporte direto do Continente à ilha de destino é economicamente viável, uma vez que não é subsidiado, a verdade é que se estas empresas que operam nos Açores não são subsidiadas pelo Orçamento da Região são, na realidade, pagas pelo dinheiro dos Açorianos, uma vez que os produtos chegam às prateleiras dos espaços comerciais a preços mais elevados por via desse custo”.

Graça Silveira explicou que, “neste momento, a carga trazida por estas empresas, não vai diretamente a todos os portos de destino, sendo parte descarregada no Porto de Ponta Delgada e é distribuída por um dos operadores que é subcontratado pelos outros”, o que faz com que o CDS conclua que “de pouco ou nada servem todos os subsídios, apoios e incentivos, quer ao escoamento dos produtos açorianos, quer à importação de fatores de produção, se a rede de transportes não for capaz de dar garantias de uma resposta eficiente”.

Por fim, Graça Silveira aponta a existência de “vários especialistas na matéria, de simpatias transversais ao espectro político-partidário da Região, que tem deixado públicas as suas opiniões sobre modelos alternativos que tornariam a operação economicamente muitíssimo mais vantajosa”.

Neste sentido, os democratas-cristãos querem que o Governo Regional “realize um estudo de viabilidade económica de diferentes modelos de transporte marítimo de mercadorias que contemple e articule o transporte de carga do Continente para os Açores e a distribuição da carga inter-ilhas” e que dele dê conhecimento à Assembleia Regional “num prazo de seis meses”.

 

 

 

Foto: CDS-PP Açores

GI CDS-PP/+central

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s