Entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro, a cidade de Nemésio acolhe a X edição do Praia Outono Vivo, subordinada ao tema “Ilha dos Amores”, eternizado pelo escritor terceirense Gervásio Lima. A apresentação do evento decorreu na manhã de quarta-feira, 14, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Para o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, é justa a homenagem a Gervásio Lima, figura cuja memória e obra é importante trazer para o presente.
“A escolha do tema está relacionada com a importância de Gervásio Lima, autor praiense, que se dedicou ao estudo das tradições, etnografias e lendas da ilha Terceira. Deste modo, pretendemos dar a conhecer a sua obra junto das gerações mais jovens, homenageando esta célebre figura, que contribuiu significativamente para a construção de uma memória terceirense e açoriana”, explicou Tibério Dinis, na conferência de imprensa de apresentação do Outono Vivo 2015, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“A X edição do Outono Vivo reúne um conjunto de escritores de renome nacional, como José Rodrigues dos Santos; Pedro Chagas Freitas; Inês Pedrosa; Joel Neto; Bruno Ferreira Amaral; Nuno Costa Santos; e Ferreira Fernandes, entre outros nomes, que enriquecem este certame”, sublinhou.
“No âmbito do incentivo à escrita criativa e da promoção das figuras ilustres do Concelho, este ano contamos com dois concursos literários, subordinados às temáticas “Ilha dos Amores” e “Praia da Vitória: Um Concelho com História”, direcionados a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, cujo prazo de entrega dos trabalhos é até 09 de novembro”, referiu.
“Integrado ainda no projeto “Praia da Vitória – Cidade dos Livros”, em funcionamento há cerca de um ano, serão disponibilizados livros em unidades hoteleiras; bares; e serviços públicos, com vista à partilha de experiências, através da leitura. Para além destas medidas, o Município criou um programa de apoio à aquisição de livros, que se traduz na atribuição de 2.000 vouchers de um euro aos alunos do 1º ciclo, que visitem o Outono Vivo.
Assim, estarão disponíveis, neste espaço, livros infanto-juvenis a partir de um euro”, explicou.
Este ano, o Praia Outono Vivo integra a plataforma internacional de festivais “Europe for Festivals, Festivals for Europe” (EFFE), que visa a projeção de eventos de índole cultural na Europa.
“É com orgulho que o Outono Vivo se encontra no conjunto de festivais demonstrativos de qualidade e diversidade cultural, validados por esta entidade, pela capacidade de envolver as comunidades locais e preservar a perspetiva europeia e mundial”, concluiu.
Foto: CMPV
GP CMPV/+central