O Partido Socialista (PS) conseguiu, nestas eleições legislativas, aumentar o número de votos nos dois concelhos da ilha Terceira, obtendo mais de 61% dos votos em comparação ao ato eleitoral de 2011.
O PS foi a força política mais votada em Angra do Heroísmo e na Praia da Vitória, obtendo um total de 9 406 votos, num universo de 22 421 votantes.
O PSD obteve, na ilha Terceira, um total de 7 527 votos, o que representa uma perda de 2 748 votos, em relação a 2011.
O CDS-PP continua a ser a terceira força mais votada na ilha, mas com o Bloco de Esquerdo já muito próximo.
Os centristas açorianos, desta feita em coligação com o PPM/Açores, conseguiram 1 592 votos, bem longe dos 3 161 que conseguiram em 2011, quando concorreram sozinhos.
O Bloco de Esquerda foi, também, a surpresa na Terceira, conseguindo 1 554 votos, uma votação superior à de 2011, onde os bloquistas conseguiram arrecadar 965 votos, nos dois concelhos terceirenses.
Distribuindo estes resultados por freguesias, o PS ganhou em todas as freguesias do concelho da Praia da Vitória e nas freguesias de Altares, Conceição, Doze Ribeiras, Feteira, Posto Santo, Ribeirinha, Santa Bárbara, São Bento, Santa Luzia, São Mateus, São Pedro, Sé, Serreta e Terra Chã, no concelho de Angra do Heroísmo.
As freguesias angrenses de Cinco Ribeiras, Raminho, Porto Judeu, São Bartolomeu de Regatos e a Vila de São Sebastião foram onde o PSD foi a força política mais votada.
Foto: PS Açores
+central